Transplante Capilar

A Cirurgia de Transplante Capilar evoluiu muito nos últimos 20 anos . Ela consiste na retirada de fios de cabelo das regiões da nuca e das laterais da cabeça, onde os fios são geneticamente mais fortes e em geral resistentes a queda, os cabelos são então realocados nas regiões onde já existe uma calvície instalada.

O início dos transplantes começou com os Punchs, aparelhos circulares cortantes que retiravam os cabelos em pequenos tufos e tinham resultado com aparência artificial, se assemelhando e conhecidos como “cabelos de boneca”, pois mantinham de 5 a 6 fios juntos, sem distribuição adequada.

Hoje existem duas maneiras de realizar tal retirada. A primeira consiste na retirada de uma faixa de cabelos da região da nuca e laterais da cabeça conhecida como Técnica FUT (Transplante de Unidade Folicular); após a retirada é feito o fechamento com uma sutura, resultando em uma cicatriz que permanecerá dentro do couro cabeludo e, como toda cicatriz, o resultado depende da reação de cada indivíduo, mas caso a cabeça seja raspada ela ficará aparente.

A segunda maneira é a retirada com pequenos Punchs, tecnologicamente evoluídos e capazes de remover de 1 a 2 fios de cabelos por vez, também resultando em uma linha do cabelo natural e com boa reposição de fios, conhecida como técnica FUE (Extração de Unidade Folicular). Neste processo a região doadora fica com menor concentração de cabelos, e se raspar a cabeça aparecerão centenas ou milhares de pontos cicatriciais.

O processo de realocação dos fios em ambos os casos é feita da mesma forma, acompanhando a linha do cabelo desejada com o resultado final mais natural possível.

Na técnica FUT a faixa de cabelo é toda separada pela visão direta com microscópios ou lupas especiais para separarmos os folículos individualizados, estes podem ter de 1 a 4 fios. Os folículos de 1 e 2 fios (micro-enxerto) são posicionados na linha da frente do cabelo e os de 3 e 4 (mini-enxerto), que são em menor quantidade, são colocados na parte mais posterior da cabeça (Técnica Folicular), garantindo maior volume nesta região

Na técnica FUE os aparelhos já retiram os bulbos com 1 ou 2 fios que serão implantados com a mesma técnica de posicionamento do enxerto.

Para o enxerto dos folículos a técnica consiste em utilizar agulhas e lâminas especiais com tamanhos diferentes e adequados para cada tipo de folículo, tanto pro FUE quanto para o FUT. Fazemos pequenas incisões para posicionar os folículos e eles se fixam naturalmente pelo processo cicatricial nas primeiras 24 a 48 horas. Durante este período nos optamos por fazer o uso da bandagem com ataduras para proteger e aumentar a fixação dos folículos.

Em ambos os casos temos por norma realizar as Gigassessões , garantindo o maior rendimento e o melhor resultado possível por sessão, sempre respeitando o limite da possibilidade de retirada da área doadora.

Dependendo do caso serão necessárias mais de uma Gigassessão para que se atinja o melhor resultado possível. Esse número vai depender da relação entre a qualidade da área doadora e a extensão da calvície.